sábado, 3 de novembro de 2007

Planejamento Técnico e Confrontos Táticos, por Cláudio Gomes



Reforçando o conteúdo de Planejamento Técnico e Confrontos Táticos, Cláudio Gomes, falou neste sábado de forma detalhada esses dois assuntos, que já foram comentados por outros professores durante o curso. Cláudio formou-se em Ed. Física pelo IPA em 2003, já trabalhou no Grêmio Porto Alegrense. Atualmente faz especialização na área e é coordenador técnico do Sindicato dos Treinadores, além de técnico de categorias de base.

Com uma aula rica em tópicos e detalhadamente explicada, ele abordou todo o aspecto pré jogo. Começou fazendo algumas definições corriqueiras, mas que ainda, alguns profissionais da área se perdem, como por exemplo o treinamento: “repetição sistemática de movimentos para fins de elevação do rendimento”. Para Cláudio o treinamento é a intervenção do técnico com aluno, corrigindo ou elogiando o atleta, seja adulto ou criança.

Isso trás confiança e auto estima para o jogador, algo que é importante para um jogo de competição. “O atleta sabe quando erra e quando acerta, mas ele quer saber se o técnico dele está apoiando sempre,”, declarou Gomes.

Além desse importante fator relatado, o técnico vai além dos gramados. O treinador também se preocupa com seu atleta até mesmo com ele em casa. Um dos fatores citados pelo professor é a questão de técnicos que trabalham com crianças. Em algumas escolas de futebol, crianças menos favorecidas financeiramente têm como ambiente social os gramados onde treinam, levando em conta que a família que não possui uma estrutura sólida não poderá somar muito para vida desse pequeno atleta, então o treinador é que deve apoiar e dar a ele uma base para continuar no meio esportivo. Isso faz com que mais pessoas estejam ligadas ao esporte ao invés de andar pelas ruas fazendo bobagem.

Cláudio ainda fez referências a qualidade de treinadores, quais os passos para seguirem, além disso, o que deve se observar e transmitir ao jogador. Falou também sobre metodologias, conjunto de métodos que visam um objetivo, ferramentas do planejamento etc.

Por ser uma aula bem detalhada a interação dos alunos com o palestrante foi grande, tanto que a aula estendeu-se por quase mais de 2 horas. No final de sua palestra, ele propôs uma atividade coletiva aos participantes. Deveriam elaborar esquemas e estratégias para jogos simulados pelo próprio treinador, fazendo com que todos relembrassem das palestras que já tiveram até o momento. Grupos de oito pessoas foi se formando aos poucos para discussão, e tal atividade, será encerrada amanhã.

Texto: Leandro Prado/FePra Assessoria de Imprensa


Fotos: Equipe FePra

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